Serviço de AVCB

O Que é AVCB

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um certificado responsável por atestar se determinado estabelecimento ou condomínio está de acordo com as obrigações de segurança contra incêndio, o responsável pelo local é quem deve solicitar junto ao corpo de bombeiros a emissão do AVCB.

Só é possível fazer a solicitação através de uma empresa de engenharia, é necessário que ela esteja capacitada para a apresentação de um projeto técnico e um conjunto de laudos e documentos que atestam as condições de segurança do estabelecimento.

O Proprietário do imóvel ou o responsável pelo uso é obrigado a manter as medidas de segurança contra incêndios e também fazer a manutenção preventiva, para evitar problemas e riscos faça a sua regularização, a segurança deve estar em primeiro lugar seja para condomínios, prédios, estabelecimentos comerciais, dentre outros, caso não esteja de acordo, o proprietário ou responsável está sujeito as penalidades da legislação em vigor sem prejuízo das responsabilidades civis e penais cabíveis, em outras palavras o AVCB é obrigatório.

Objetivo

Sua principal função é proteger o local em caso de incêndio com as devidas regulamentações, outro objetivo do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é monitorar as edificações de acordo com o cumprimento do controle de incêndio e pânico, o Corpo de Bombeiros que organiza vistorias a serem feitas periodicamente de acordo com o o vencimento do documento que normalmente pode durar de 1 a 3 anos, esse tempo irá variar de acordo com o tipo do edifício, também varia de estado para estado.

Como Obter o AVCB

Para obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros você deverá entrar com contato com uma empresa de engenharia capacitada para a obtenção do laudo, a empresa é responsável por solicitar todos os dados necessários e elaborar o projeto técnico de prevenção e combate de incêndios de acordo com as normas vigentes.

Processo

Processo

O Processo de obtenção do AVCB pode ser um pouco confuso para algumas pessoas e gerar muitas dúvidas, irei explicar o passo a passo abaixo:

 1 – Visita Técnica

Antes de qualquer coisa é indispensável a visita técnica no imóvel para identificar suas características, é uma coleta de dados necessária para a avaliação do imóvel.

2 – Orçamento

É o valor estimado pelo projeto de consultoria e elaboração dos documentos necessários para o projeto.

3 – Projeto Arquitetônico

São os desenhos que contém as informações do empreendimento, normalmente é incluso no orçamento e deve ser usado para a elaboração do projeto de incêndio.

4 – Levantamento de Área

Quando não há um projeto arquitetônico é feito o levantamento de área, também é feita uma medição do imóvel e elaboração das plantas para representar a área construída, e dar continuidade ao projeto de acordo a legislação do corpo de bombeiros.

5 – Elaboração do PSCIP

O PSCIP é um projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico, é de extrema importância para o andamento do AVCB, o projeto é feito da seguinte forma:

Projeto de Incêndio: Documento que contém os mecanismos básicos de segurança para o empreendimento

Laudo Técnico Descritivo: Documento que complementa o projeto de incêndio, nele há informações dos sistemas preventivos como:

  • Sistema de iluminação de emergência
  • Extintores de incêndio
  • Sinalização de emergência
  • Sistema de detecção e alarme de incêndio
  • Sistema de hidrantes
  • Cálculos das características do edifício

Anotação de Responsabilidade Técnica: Documento de registro em que o profissional assume a responsabilidade técnica ao realizar uma atividade que envolva seus conhecimentos profissionais.

Dessa forma esse documento deve ter garantias do exercício legal da profissão e veracidade das informações apresentadas, o que garante a integridade física dos ocupantes, vistando redução do risco e seguranças dos mesmos.

Taxa de Análise de Projeto: (DAE) Documento de arrecadação estadual, é uma taxa que deve ser paga ao estado pela prestação dos serviços de análise prestada por um Sargento do Corpo de Bombeiros.

Nem sempre é necessária a análise de projetos, quando for feita é analisada a verificação do cumprimento da legislação estadual.

Taxa de Vistoria de Projeto: Também é necessário pagar para o estado pela vistoria do Corpo de Bombeiros, vistoria essa que inspeciona se as medidas do projeto se encontram implantadas na edificação e se está de acordo com a legislação vigente.

6 – Implantação do PSCIP

É Feita a implantação das medidas de seguranças que estão descritas no projeto de incêndio, o executor deverá adequar a edificação de acordo com as exigências do projeto.

7 – Visita Técnica

É Feita por uma empresa qualificada, ela é responsável por conferir se o projeto de incêndio foi implantado corretamente, é muito importante a verificação da execução do projeto para garantir a aprovação e liberação do AVCB.

8 – Protocolo

Procedimento que encaminha o projeto de incêndio para a análise, é emitido pelo corpo de bombeiros o protocolo do projeto para acompanhar o acompanhamento do processo.

9 – Visita do Corpo de Bombeiros

Após todas as etapas acima, é de responsabilidade do técnico a solicitação das vistoria do Corpo de Bombeiros para que seja feita a liberação do AVCB.

10 – Liberação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

Documento que comprova que o empreendimento está em condições seguras em casos de pânico, que há equipamentos para combate ao incêndio e que está de fácil acesso para o corpo de bombeiros, o AVCB é emitido após a aprovação do Corpo de Bombeiros.

Processo Via Fácil Corpo de Bombeiras

É Um portal do Corpo de Bombeiros que facilita a obtenção do AVCB, você pode fazer a solicitação através do sistema online, foi criado para aperfeiçoar a gestão e melhorar a qualidade do serviço de segurança contra incêndios, no portal você pode:

  • Solicitar a regularização da edificação
  • Recolhimento de taxas
  • Imprimir relatórios de vistoria e análise
  • Acompanhar o andamento dos serviços

Lembrando que o seu certificado AVCB só poderá ser aprovado após a visita dos bombeiros, pode demorar 30 dias para ser aprovado.

Tudo isso poderá ser feito de forma simples e rápida pela internet, você deve se cadastrar no site : Via Fácil SP, no caso de São Paulo.

Para fazer o cadastro clique em “Não possuo Cadastro” preencha os dados e pronto, você poderá usufruir de todos os serviços citados acima.

Projetos realizados

 

Serviços Engenharia