Laudo Art para reforma de apartamentos: conheça as perguntas mais frequentes!

Você já deve ter ouvido falar que reformar o seu apartamento é uma grande dor de cabeça, não é? Pois saiba que não precisa ser assim! Ao contratar uma empresa especializada, com profissionais gabaritados, você poupa tempo e energia. Ainda mais com os aspectos legais, como a obtenção de um Laudo para Reformas.

Se você está começando uma reforma, ou pensando em começar uma, deve entender o que é o Laudo para Reformas e qual é a sua importância. Mas não se preocupe! Nós vamos poupar todo o seu trabalho de pesquisa em apenas um post aqui no nosso blog.

Nossa equipe reuniu as perguntas mais frequentes sobre o assunto. Neste post você terá:

O que é o Laudo para Reformas pedido nas reformas?

• ART e RRT são a mesma coisa?

• O que a legislação diz sobre Laudo para Reformas?

• Em quais tipos de reforma de apartamentos são necessários Laudo para Reformas?

• Laudo para Reformas envolve documentação na prefeitura?

• Quanto custa um Laudo para Reformas

• É melhor contratar um engenheiro ou um arquiteto para desenvolver um Laudo para Reformas?

• Como consigo um Laudo para Reformas?

Caso você ainda tenha dúvidas depois de ler este texto, não se preocupe! É só entrar em contato conosco que resolveremos este problema. Nossos profissionais são excelentes e terão a sua resposta!

O que é o Laudo ART pedido nas reformas?

Já dissemos que a reforma no apartamento não precisa ser uma enorme dor de cabeça para os moradores. O Laudo de Reformas apesar de parecer mais uma burocracia, pode ajudar e muito a evitar problemas.

Art é a Anotação de Responsabilidade Técnica. Este laudo é um documento onde estão descritas as naturezas das intervenções que a reforma requer e quais os materiais que serão empregados.

Ele deverá ser feito por um profissional habilitado para isso, tornando a reforma mais segura, profissional e cômoda. Quando a reforma é feita por gente preparada e capacitada, os riscos de acidente (e de mais dor de cabeça) são reduzidos drasticamente.

ART e RRT são a mesma coisa?

Se você já iniciou uma pesquisa sobre o assunto, deve ter se deparado com o termo RRT. Afinal, este tal de RRT e o Laudo ART são a mesma coisa? Sim e não! Parece confuso, não é? Calma que a gente explica!

O Laudo Art é a Anotação de Responsabilidade Técnica emitida por um engenheiro para o Crea, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Ou seja, é a avaliação de um engenheiro sobre como será feita a reforma de um determinado apartamento.

Já o RRT é um Registro de Responsabilidade Técnica, desenvolvido por um arquiteto e registrado no CAU, o Conselho, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Os dois documentos têm a mesma função, apenas são feitos por profissionais diferentes e registrados em seus respectivos Conselhos. Legalmente, você pode efetuar sua reforma com um ou com outro.

O que a legislação diz sobre o Laudo para Reforma?

A norma legal que rege todas as etapas de uma de obras de reformas em um apartamento e lista os requisitos para todo o período (antes, durante e depois da reforma) é a Norma de Reformas da ABNT (NBR 16.280:2015).

Ela diz que toda obra de imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno tem que obrigatoriamente ter uma análise da construtora ou da incorporadora e do projetista, dentro do prazo decadencial (quando termina a garantia). Após este o fim deste período, é obrigatório o laudo técnico assinado por um engenheiro ou arquiteto e urbanista e a autorização expressa do proprietário.
Essas autorizações são justamente o Laudo para Reforma ou o RRT. A regulamentação exige, então, um profissional plenamente qualificado, afastando amadores que podem comprometer a segurança de um projeto de reforma.

Laudo para Reforma envolve documentação na prefeitura?

Na verdade, o Laudo ART é, como já vimos, uma obrigação que o engenheiro responsável presta junto ao Crea. Sendo assim, não há obrigatoriedade legal em relação a este documento de qualquer burocracia com a prefeitura.

No entanto, é preciso que fique claro que muitas obras precisam sim de uma autorização da prefeitura. Por exemplo, obras de construção urbana que alterem o meio-ambiente; muros e marquises ou coberturas que contenha algum acréscimo de área; obras de demolições, parcelamento de terreno e que aconteçam em ou próximas de áreas de preservação ambiental.

Em cada um desses casos são necessárias licenças específicas da prefeitura da cidade. Se você tiver uma excelente empresa especializada cuidando de suas obras, os engenheiros responsáveis terão todas as informações para que a burocracia não seja mais uma preocupação.

Quanto custa um Laudo para Reforma?

O preço de um Laudo para Reformas varia muito. Depende do tamanho e da complexidade da obra de reforma e da qualidade e experiência dos profissionais que vão emitir o documento.

Existem as taxas do Crea, o número de visitas do engenheiro, a localização do imóvel, etc. Os preços em grandes centros, por exemplo, tendem a ser maiores do que em cidades menores no interior.

Em geral, este cálculo leva em conta o tempo gasto pelo profissional, o trabalho em si, gastos e custos de itens como software, especialização, plotagem, taxas, entre as taxas do Crea, entre outros.

É melhor contratar um engenheiro ou um arquiteto para desenvolver um Laudo para reformas?
O profissional responsável pela emissão de um Laudo para Reformas é o engenheiro, uma vez que este é um documento registrado no Crea. Se você tiver um arquiteto de sua confiança, ele poderá emitir um RRT, que tem a mesma função, mas, como já vimos, é registrado junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Lembre-se também de que, seja sua opção for por um engenheiro ou por um arquiteto, que o plano de reforma deve ser apresentado ao síndico do seu prédio.

Como consigo um Laudo para Reformas?

Entre em contato conosco e faça um orçamento! Contamos com a expertise necessária para fazer uma excelente análise do local onde será realizada a reforma e montar todo o plano para que a o seu apartamento fique lindo em um tempo menor e sem dores de cabeça!

Projetos realizados

 

Serviços Engenharia